Quem somos
SOUTH AMERICAN RIVER DOLPHIN INITIATIVE SARDI
O que é SARDI?
Quem se junta a nós nesta iniciativa?
Estamos unidos por sete países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Venezuela. Trabalhamos em colaboração entre organizações ambientais como Solinia; Instituto Mamirauá e Instituto Aqualie; Instituto Nacional de Biodiversidade (INABIO); Instituto Venezuelano de Pesquisa Científica (IVIC) e o projeto Sotalia na Venezuela; Instituto Nacional de Biodiversidade; Fundação Omacha; Faunagua, respectivamente, e WWF com seus escritórios na Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador e Peru.
Nosso trabalho foi fortalecido pelo apoio e confiança que nos foram dados por nossos financiadores: escritórios europeus do WWF, Reckitt, Comissão Baleeira Internacional (IWC), USAID, Fundation Segré, Supportin Conservation Leaders, The Ruffor Foundation e National Geographic Society, Conservation International, Moore Foundation, Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), Whitley Found for Nature (WFN).
Além disso, nosso trabalho se deve à articulação e estreita colaboração que temos com governos de diferentes países, ONGs, agências de cooperação nacionais e internacionais e substancialmente com comunidades indígenas e ribeirinhas.
Camilo Diaz – WWF Colombia
Nossa aposta
Trabalharemos juntos para mitigar os impactos dessas ameaças, concentrando esforços na preservação dos ecossistemas da Amazônia e da Orinoquia, e dos serviços que eles fornecem. Dessa forma, queremos garantir o bem-estar dos golfinhos e de milhões de pessoas que compartilham e dependem da água e de outros recursos naturais.
Nossa causa
O planeta e nós que o habitamos enfrentamos mais desafios a cada dia devido à destruição acelerada da natureza, enfrentando uma crise climática e crescente desigualdade social. Essa realidade tem afetado múltiplas espécies, entre elas os golfinhos de rio sul-americanos, pois sua população tem diminuído exponencialmente nos últimos tempos. Hoje seu habitat e meios de subsistência estão ameaçados principalmente por quatro razões:
Construção de infraestrutura sem planejamento adequado que considere critérios socioambientais.
Interações negativas com a pesca.
Poluição dos ecossistemas aquáticos gerada por diversas indústrias e atividades extrativas.
Das Alterações Climáticas.