Golfinhos de rio no mundo

SOUTH AMERICAN RIVER DOLPHIN INITIATIVE SARDI

Ao longo de alguns rios da América do Sul e da Ásia, uma criatura inesperada nada nessas águas: o golfinho. Espécie que entra para a lista dos animais mais antigos da Terra, como o tubarão e a tartaruga marinha. Embora os golfinhos – e os botos – estejam geralmente mais relacionados com os oceanos, eles podem ser encontrados em vários rios importantes em dois continentes.

Os botos fluviais atuam como indicadores da saúde dos rios nas bacias hidrográficas onde vivem. Se a população de golfinhos num rio está a prosperar, é provável que a saúde geral desse sistema de água doce também esteja. Mas se essa população estiver em declínio, então é considerado um sinal de alerta para o ecossistema como um todo.

Aqui está uma olhada nos golfinhos de rio ao redor do mundo, os desafios que enfrentam e o que o WWF está fazendo para conservá-los no longo prazo.

Platanista gangetica

Golfinho do Rio Ganges

O golfinho do rio Ganges, conhecido localmente como susu, que se refere ao barulho que o golfinho faz quando respira, habita algumas partes dos sistemas dos rios Ganges, Meghna e Brahmaputra na Índia, Nepal e Bangladesh. Considerado o “Tigre do Ganges”, esse nadador é praticamente cego e captura suas presas por meio da ecolocalização, emitindo sons e ouvindo o eco refletido quando ricocheteia nos objetos.

Ameaças
O golfinho do rio Ganges vive numa das partes mais densamente povoadas do mundo e enfrenta ameaças provenientes da agricultura e da poluição industrial e de outras atividades humanas, como a criação de barragens e bloqueios, a construção de canais de irrigação e a pesca. Estas actividades relacionadas com o desenvolvimento dividem e isolam as suas populações, reduzindo significativamente a sua distribuição. Os projectos de transporte marítimo planeados no delta do Ganges também representam uma séria ameaça para a espécie e o seu habitat.
2,500-3,000
Em perigo de extinção
Platanista gangetica - WWF
Platanista menor - WWF
Platanista menor

Golfinho do Rio Indo

Os golfinhos restantes no rio Indo, conhecidos localmente como Bhulan, só podem estar localizados no curso inferior do rio Indo, no Paquistão, e uma pequena população adicional isolada localizada no rio Beas, na Índia. Esses golfinhos funcionalmente cegos dependem da ecolocalização para navegar, comunicar e caçar presas nas águas lamacentas dos rios.

Ameaças
A partir da década de 1930, a construção de inúmeras barragens e barragens levou ao declínio inicial do golfinho do rio Indo, uma vez que dividiu a população em pequenos grupos, degradando o seu habitat e impedindo o seu movimento. Os golfinhos por vezes ficam presos em redes de pesca, ficam presos em canais de irrigação e também enfrentam os perigos da poluição.
2,000
Em perigo de extinção
Orcaella brevirostris

Golfinho do Rio Irawadi

O golfinho do rio Irawadi é uma espécie rara de cetáceo, caracterizada pela face arredondada e pela ausência de bico, o que lhe confere uma aparência distintamente amigável. De corpo robusto e coloração cinza claro, este golfinho é encontrado principalmente em águas doces e estuarinas do Sudeste Asiático. Embora possa se adaptar tanto à água salgada quanto à água doce, prefere estuários e cursos mais baixos dos rios. É conhecido por seu comportamento social e sua capacidade de realizar saltos e giros fora d’água. Infelizmente, enfrenta sérias ameaças devido à captura acidental, poluição e degradação do habitat.

Ameaças
As práticas de pesca insustentáveis ​​continuam a ser a principal ameaça ao golfinho do rio Irawadi. A espécie não é explorada diretamente, mas pode acidentalmente acabar em artes de pesca destinadas à captura de outros animais. A degradação do habitat e a fragmentação da população devido ao desenvolvimento de barragens também afectam os golfinhos.
Cerca de 250 ao longo de três rios: Rio Mekong, Camboja; Rio Irawadi, Birmânia; e o rio Mahakam, Indonésia
Criticamente ameaçado
Orcaella brevirostris - WWF
Neophocaena asiaeorientalis​ - WWF
Neophocaena asiaeorientalis

Toninha sem barbatana do rio Yangtze

O boto sem barbatana do Yangtze vive no rio Yangtze, o maior rio da Ásia. Este boto já compartilhou as mesmas bacias hidrográficas com o Baiji (golfinho do rio Yangtze), uma espécie declarada funcionalmente extinta em 2006. O boto sem barbatana do Yangtze é conhecido por seu sorriso sedutor.

Ameaças
Dragagem, poluição e colisões com embarcações marítimas no rio ameaçam o boto sem barbatanas. A mineração de areia e a pesca ilegal também afetaram a espécie.
1,000
Criticamente ameaçado